Trela Audiovisual é um coletivo dedicado ao audiovisual e à educação, focado na iniciação e formação de jovens e adolescentes. Nosso trabalho se concentra em cursos e oficinas que introduzem conceitos gerais do audiovisual, culminando na produção de um curta-metragem pelos participantes ao final do curso. O método do Trela inclui o uso de vídeos, textos e dinâmicas criadas por cineastas e pedagogos. Dessa forma, nosso objetivo é fortalecer o olhar crítico dos alunos em relação às imagens e vídeos, além de preparar futuros profissionais para a área do audiovisual.
O TRELA Audiovisual existe desde 2018. De lá até os dias de hoje, já realizamos 11 turmas, formamos mais de 160 jovens de 14 a 18 anos, sempre com cotas para alunos de escolas públicas, negros e mulheres. O projeto desenvolveu atividades no Porto Digital, Cinema São Luiz, Fundação Joaquim Nabuco e Cinemateca Pernambucana, além de escolas parceiras por toda a RMR.
Em 2023, o TRELA Audiovisual foi incubado na aceleradora de projetos de impacto social CAIS, programa do Porto Social. Além disso, criamos edições especiais a fim de promover recortes minoritários, como o TRELA Audiovisual – Mapas Afetivos Negros e TRELA Audiovisual – Mapas Afetivos LGBTs. Assim, reforçamos nosso compromisso com a democratização e profissionalização do audiovisual.
Os cursos tiveram financiamento privado, mas hoje, ele se mantém GRATUITOS graças ao patrocínio de leis públicas de incentivo à cultura e às artes, como o Funcultura Audiovisual, Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo.